Páginas

sábado, 20 de setembro de 2014

Existe vida após a morte?

            “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em Mim, ainda que morra, viverá.” (Jo 11: 25)

Muitas pessoas sentem medo da morte, ficam curiosas a respeito do que existe quando deixamos esse mundo. Pesquisas e mais pesquisas são feitas abordando esse tema, porém, toda vez que a morte atinge nossos queridos, Jesus é ternamente comovido pela nossa dor. Seu coração compassivo chora conosco.
Nesse post, de acordo com pesquisas Bíblicas e baseadas no estudo da lição da Escola Sabatina iremos explicar sobre o que acontece depois da morte, como funciona a ressurreição, o que Jesus disse sobre inferno, como Ele venceu a morte.

1.    O estado dos morto:


A morte é cessação completa da vida. É um estado de inconsciência em que não há pensamentos, emoções, obras, nem relacionamentos de qualquer tipo. “Sim, os vivos sabem que vão morrer, mas os mortos não sabem de nada. Eles não vão receber mais nada e estão completamente esquecidos. Os seus amores, os seus ódios, as suas paixões, tudo isso morreu com eles. Nunca mais tomarão parte naquilo que aconteceu neste mundo. [...] Tudo o que você tiver de fazer faça o melhor que puder, pois no mundo dos mortos não se faz nada, e ali não existe pensamentos, nem conhecimento, nem sabedoria. E é pra lá que você vai.” Ec 9:5, 6 e 10.
“Os mortos, que descem á terra do silêncio, não louvam a Deus, o Senhor.” Sal 115: 17
“Quando eles morrem, voltam para o pó da terra, e naquele dia todos os seus planos se acabam.” Sal 146: 4
Em João 11:11 Jesus descreve a morte de seu amigo Lázaro como um sono: “Jesus disse isso e depois continuou:  – O nosso amigo Lázaro está dormindo, mas eu vou lá acordá-lo.”
Muitos cristãos chegam a creditar que Jesus acreditava na imortalidade da alma, pois Ele disse ao ladrão na cruz: “Em verdade, Eu digo a você, hoje estará comigo no paraíso.” Lc 23: 43. Na verdade, as palavras de Jesus enfatizam a certeza da salvação, não o momento da entrada do ladrão no céu. Para começar o ladrão não tinha pedido uma transferência imediata para o céu no momento da morte, mas que fosse lembrado quando o Senhor viesse em Seu reino. Além disso, três dias depois, o próprio Jesus afirmou que Ele ainda não havia subido ao Paraíso (Jo 20:17). Esse texto, portanto, não ensina que as almas dos mortos vão para o céu após a morte e na tradução em hebraico (que é a original) há uma mudança na vírgula dessa frase, notem “Em verdade, Eu digo a você HOJE, estará comigo no paraíso”, o que remete ao futuro e não presente.

2.    A esperança da ressurreição:


A morte é a consequência inevitável do pecado, mas a boa notícia é que, por meio de Cristo, há esperança, mesmo na morte.
Cristo tem vida em Si mesmo, pois Ele é a vida (Jo 14: 6). Ele criou tudo e tem poder de dar vida a quem Ele quer (Jo 5: 21). Assim, Ele pode ressuscitar os mortos. “Mas Jesus foi la, pegou-a pela mão e disse bem alto: ‘- Menina, levante-se!’ Ela tornou a viver e se levantou imediatamente. Ai Jesus mandou que dessem comida a ela.” Lc 8: 54, 55.
De acordo com a Bíblia a ressurreição é a reversão da morte. No verso de Lucas 8: 54, 55, o termo grego “penuma”, significa “vento”, “folêgo” ou “espírito”. Quando a Bíblia o usa em relação aos seres humanos, nunca indica uma entidade consciente capaz de existir separada do corpo. Ai, Ele se refere claramente ao folêgo de vida.



3.     A ressurreição e o Juízo:


Em João 5: 28, 29, Jesus afirmou que virá um tempo “em que todos os que se acham nos túmulos ouvirão a Sua voz e sairão.” Como Paulo declarou: “Há de haver ressurreição de mortos, tanto dos justos como dos injustos.” At 24: 15.
A execução da sentença divina, no entanto, não ocorre imediatamente após a morte de cada indivíduo, mas só depois de sua ressurreição. Jesus indicou que nosso destino será decidido com base na qualidade moral de nossas ações (boas ou ruins). Isso não significa que as obras nos salvam. Ao contrário, Jesus ensinou que a salvação depende exclusivamente de nossa fé nEle como nosso Salvador (Jo 3:16). Porque então, as obras são levadas em consideração? Porque elas mostram se nossa fé em Cristo e nossa entrega a Ele são verdadeiras ou não (Tg 2:18). Nossas obras demonstram se ainda estamos “mortos nos nossos delitos e pecados.” (Ef 2: 1) ou “mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus, nosso Senhor.” (Rm 6:11).


*Pergunta para reflexão: Medite sobre o destino final de cada um de nós. Existe algo entre você e a vida eterna? Por que não se livrar disso? Existiria alguma coisa pela qual valeria a pena perder a vida eterna?

4.  O que Jesus disse sobre o Inferno?
Jesus usou o termo “hades” e “geena” (que hoje é conhecido como inferno) para representar a morte, mas “hades” em hebraico significa “reino dos mortos” ou “sepultura”. Quando se encontra a palavra (inferno) hoje na Bíblia ela remete a sepultura. E Jesus disse em Mt 5: 22, 29 e 30 e em Mt 23: 32 que “isso não será pra sempre”.
E ainda que existisse Jesus disse que não seria para sempre, como muitos pregam.

5.    Jesus venceu a morte:  


Já demos como exemplo no começo dos post alguns casos de ressurreição que Cristo realizou, contudo, muito mais importante do que a ressurreição de Lázaro, foi a própria ressurreição de Jesus. Uma vez que Ele tem vida em Si mesmo. Ele não somente tem o poder de ressuscitar os mortos e dar vida a quem Ele quer (Jo 5:21), mas também tem o poder de dar a própria via e reassumi-la (Jo 10:17). Sua ressurreição provou isso de forma convincente.
Sua ressurreição é a garantia da ressurreição de todos os crentes, pois Ele tem as chaves da morte (Ap 1: 17, 18).


 Pois é pessoal, então de acordo com esse estudo descobrimos que Jesus nunca teve o plano de pôr a morte em nossa vida, pois Ele nos criou para vivermos ao sEu lado para todo o sempre, porém, diante a Sua misericórdia, até a morte é algo que Ele permitiu para cessar o nosso sofrimento neste mundo. No entanto pelo sEu amor infindo com nós Ele desceu para morrer por nós e vence-la afim de que um dia todos os seus, que estão neste sono passageiro acordem e voltem a viver com o Pai.
       Que sejamos como Enoque, quanto mais o tempo ia passando e Enoque via que ia envelhecendo ele se          consagrava mais a Deus, pois não aceitava a morte, e por conta disso Deus o levou para o céu pois a              comunhão que ele tinha era forte e fiel.

          Amém! Tenham uma semana maravilhosa com Jesus!!!!!!!!!
                 J

Um comentário: