Páginas

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Pra quê jejuar?

                  
Olá queridos, tudo bem? Bom, hoje eu vim esclarecer um assunto que tenho certeza que muitas pessoas ainda tem duvidas...como eu a alguns minutos. Como vocês viram no tema, é sobre o jejum. "Pra que serve o jejum?", "É alguma forma de penitencia pelos nossos pecados?", "Serve como uma troca, em que nos sacrificamos e Deus nos dá o que queremos?"; Bom essas são algumas das perguntas que eu tinha e também que eu já ouvi. Tem pessoas que chegam a jejuar apenas porque sabem que é algo bom, então se é bom, é bom para que?Hoje decidi fazer um jejum de 24h, total (onde a unica coisa que você ingeri é a água), mas como estou em casa sozinha decidi então pesquisar mais sobre o assunto.
Pra quem não sabe, jejum não é algo que eu decida fazer em um dia qualquer, porém é uma dever/necessidade de todo cristão, pois é através dele que nós temos uma comunhão completa com Deus, não para buscar bens materiais, ou apenas para pedir perdão pelos nossos pecados, no entanto ele serve para dizermos "Deus, eu preciso neste momento me alimentar apenas de Ti." Disse Ele: “Quando jejuarem, não mostrem uma aparência triste como os hipócritas, pois eles mudam a aparência do rosto a fim de que os outros vejam que eles estão jejuando. Eu lhes digo verdadeiramente que eles já receberam sua plena recompensa” (Mt 6:16). O jejum não é greve de fome. Ele não deve ser usado com o objetivo de chamar a atenção de Deus, a fim de simplesmente conseguir coisas.
Por isso, Ellen G. White advertiu: “É verdade que há pessoas com mente desequilibrada que se consideram muito religiosas e que impõem a si mesmas jejum e oração com prejuízo de sua saúde. Estas pessoas se deixam enganar. Deus não requereu isso delas… Confiam em suas boas obras para a salvação e estão procurando comprar o Céu por obras meritórias próprias em vez de, como deve todo pecador, depender somente dos méritos de um Salvador crucificado e ressurreto” (Testemunhos Seletos, v. 3, p. 172, 173).
O jejum expressa especificamente,  fome de Deus e de Sua vontade. 
E aqui vai uma curiosidade para vocês; de acordo com Ellen G. White, “o grande objetivo por que Cristo suportou aquele longo jejum no deserto, foi ensinar-nos a necessidade de abnegação e da temperança” (Conselhos Sobre Saúde, p. 125). Lá no deserto, passando por esse "sacrifício", Jesus mostrou que Adão e Eva poderiam ter se controlado a respeito da alimentação, e neste ponto que eles pecaram vimos com total clareza a vitória de Jesus.
Como vocês viram o jejum é uma prática que trás vários benefícios para nós, onde fortificamos nossa comunhão com Deus, limpamos nosso corpo de alimentos impuros que ingerimos durante a semana e que limpa a nossa mente também. Irei mostrar agora a vocês mais curiosidades a respeito o jejum:
1. Jejuar um ou dois dias por semana pode proteger o cérebro contra doenças degenerativas como mal de Parkinson ou de Alzheimer, segundo um estudo realizado pelo National Institute on Ageing (NIA), em Baltimore, nos Estados Unidos.
2. Jejum de até duas vezes por semana pode diminuir o estresse.
3. O jejum faz com que o organismo não gaste energia para a digestão e dessa forma o cérebro terá mais energia para refletir nas coisas espirituais.
4. Para quem está arrependido (1 Samuel 7:6, Jonas 3:5): O arrependimento é obra milagrosa do Espírito Santo. Se o coração encontra-se aflito e há dúvida sobre o perdão divino, faça um jejum. Você terá, na ocasião, espaço ideal para reflexão e leitura da Bíblia. Sendo assim, Deus o fará sentir Seu perdão e promoverá alívio para alma.
Como jejuar?
1. Defina o seu objetivo: Peça ao Espírito Santo que mostre claramente a direção e os objetivos para o seu jejum e oração.
2. Faça o seu compromisso:
a) Qual será a duração do seu jejum? De meio dia, dia inteiro ou mais?
b) Que tipo de jejum você vai adotar? Tomando apenas água, água e sucos, comendo apenas frutas…
c) Quanto tempo  você dedicará à oração e à Palavra de Deus?
d) De que atividades físicas ou sociais você irá abster-se? Idas a shoppings, TV, Internet…
3. Prepare-se espiritualmente: Peça a Jesus Cristo perdão por todos os seus pecados e clame pelo batismo do Espírito Santo.
4. Avalie sua condição física: Se tiver algum problema de saúde, consulte um médico para saber qual o tipo de jejum ideal para você.
5. Termine o jejum gradualmente: Não coma comidas sólidas imediatamente após o jejum. Se você terminar o jejum aos poucos será melhor para sua saúde.
6. Programe o seu próximo jejum: Assim como precisamos de um novo enchimento do Santo Espírito diariamente também precisamos de novos períodos de jejum perante Deus.
Existe também outro tipo de jejum que produz enormes benefícios para a mente, na comunicação com Deus.

Bom jejum para vocês e desde já um ótimo sabádo :) !!!!!!!!!!!!!!
                               
                                                                                                                                       
Alde Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário